23 de out. de 2014

Pão-de-queijo que pode ser sem lactose :)

Das coisas que mais sinto saudades da época em que a lactose não era problema é do pão-se-queijo! Podia ir em qualquer cafeteria e comer a vontade. Quando minha filha era pequena os lanches na sua escola eram coletivos e, como as crianças adoravam pão-de-queijo, os pais preferiam levar os feitos em casa. Desde então tenho esta receita e não lembro de quem a copiei, mas agradeço até hoje a esta pessoa generosa que compartilhou comigo esta delícia e que muitas alegrias nos trouxe desde a infância de minha filha.

Adaptei a receita daquela época a este novo momento da vida e agora compartilho para que você experimente também, faça para seus filhos, seus netos, para receber seus amigos queridos, para levar no pic-nic, para fazer com seus filhos, ... ou então, para fazer para você mesma naqueles dias em que só um pão-de-queijo te entenderia ;)

Vamos lá!

Ingredientes:
5 ovos;
500 gr de polvilho azedo;
1 copo d'água;
1 copo de óleo (girassol, milho, nunca fiz com o óleo de côco, mas vale testar);
1 colher de chá de sal (uso o sal rosa do himalaia);
50 gr de queijo parmesão ralado, ou pecorino ralado, ou o queijo de sua preferência ralado (atualmente uso o queijo minas sem lactose da Lacfree).

Como fazer:
1) untar duas assadeiras grandes com óleo e ligar o forno em 200 graus; 2) Coloque o polvilho numa vasilha de bom tamanho, tipo de batedeira; 3) leve ao fogo, numa panelinha, a água e o óleo e retire antes de ferver despejando sobre o polvilho; 4) mexa bem, acrescente o queijo ralado, mexa, acrescente os ovos e o sal, mexa bastante, até ver que todos os ingredientes estão bem incorporados (não se preocupe, fica mesmo uma massa mole); 5) colocar na assadeira com colher de sopa não muito cheia, deixando espaço entre os bolinhos, pois eles crescem bastante no forno. Se quiser pãezinhos menores, use uma colher de sobremesa ou chá; 6) levar ao forno pré-aquecido por mais ou menos 30 minutos, vai depender do forno e de querer mais ou menos douradinho (ao final, costumo aumentar o forno para dar aquela douradinha na superfície ;)


e bom apetite!
....

Nível de complexidade: muito fácil
Tempo de preparação: 15 minutos no máximo
Tempo de forno: de 30 a 40 minutos, em forno 200 graus (acompanhar e retirar no momento em que estiver douradinho, se quiser pode deixar mais ou menos tempo)
Quantidade: para mais ou menos seis pessoas, depende da gula ;) Cabe em duas assadeiras grandes, ou mais até. Geralmente encho uma assadeira e levo ao forno e a segunda encho e levo ao congelador, depois de congelada coloco num saquinho de congelar para assar noutro dia que der aquela vontade ;)

* Se precisar de alguma ajuda, me e-emeia no poeminha@hotmail.com ;)